Pesquisar neste blog

sábado, 12 de janeiro de 2013

Neymar, comparações esdrúxulas e o inquestionável


Neymar venceu mais uma vez a eleição de Melhor Jogador das Américas. Por mais que eu o veja entre os 5 melhores do mundo, jogando no nosso continente, a FIFA não verá isso. Mesmo que ele destrua na Copa, com o Brasil hexacampeão, ele não vencerá a Bola de Ouro (da Europa).

Além disso, por mais inquestionável que seja dizer que ele é o grande craque brasileiro das últimas gerações, a rivalidade exacerbada e o ódio do torcedor rival tentam diminuí-lo, como a FIFA e a imprensa "tem que ir pra Europa" tentam argumentar.

Depois do episódio da vaias ao Neymar com menos de 10 minutos de jogo, entre Brasil e África do Sul no Morumbi, vi que a rivalidade e a inveja chegaram a um ponto muito alto no futebol brasileiro.

Como torcedor santista, não torço pelos meus rivais, é claro. Mas quando qualquer jogador como Paulinho ou Ganso vestirem a camisa da seleção, respeito ambos. Não digo que não falo: "Só podia ser do Curintia pra perder uma bola dessas" quando estou em casa, mas ir ao estádio, vaiar e chamar o jogador de pipoqueiro, sendo que há 3 anos que trucida seu time em semifinais de Paulistinha, é oportunismo e recalque.

Naquele dia no Morumbi, a maioria são-paulina começou a xingar, vaiar e até gritou pipoqueiro para o Neymar durante os treinamentos. Tão pipoqueiro que o São Paulo é a maior vítima dele depois do Guarani de Campinas, se não estou enganado.

A partir daí, vi que a raivinha de torcedores era geral quando começaram a surgir comparações com o Lucas, como: "Jogador é o Lucas, que não tem cabelinho de fresco, que não fica de risadinha e piadinha em rede social"! OK. É o mesmo que eu comparar o Rafael com o Rogério ceni. São dois bons goleiros, mas não há o que discutir. Rafael é um bom goleiro. só. Mas a diferença entre Neymar e Lucas é ainda maior que entre os goleiros.

Neymar decidiu uma Libertadores e ganhou 6 títulos pelo Santos. Lucas decidiu alguns jogos, mas não como Neymar. Nada contra ele, que é um excelente jogador com sua explosão e técnica apurada. 

Depois dessas constatações do ódio são-paulino eterno pelo Neymar, vi que isso se devia ao quanto ele gosta de bater nesse time. Desde aquela paradinha pra cima do Ceni até os 3 gols na semifinal do ano passado. Entre esse meio tempo teve o show pra cima do lateral paraguaio que era "o único que conseguia pará-lo", o gol de mão na semi do Paulistinha de 2010 e outras coisas que só o torcedor sãopaulino pode explicar: "Te odiamos porque nos faz sofrer!". O Neymar é aquela mulher que o homem São Paulo sempre desejou e ela sempre o humilha na frente dos amigos.

Realmente, não tem como gostar de um craque assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário