Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mesmo com 6 finais consecutivas, Santos tem retrospecto razoável em jogos de finais

Em 2014, o Santos chegou a sua sexta final consecutiva no Campeonato Paulista. Apesar do bom retrospecto de título nos últimos anos, costuma encontrar dificuldades nas finais, o que é normal. Ontem, perdeu o primeiro jogo para o Ituano e tem o peso de vencer o segundo jogo para pelo menos decidir nos pênaltis.

De 2009 à 2013, foram 10 jogos, com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

2009: O time limitado fez o que pôde

Contra o Corinthians em 2009, o Santos fez o que pode. Após uma classificação dramática para as semifinais e dois excelentes jogos contra o Palmeiras, o Santos não resistiu ao bom momento corintiano e, em especial, o poder de decisão de Ronaldo "Fenômeno", que sempre fez mais bonito dentro do que fora das quatro linhas.

O time perdeu o primeiro jogo na Vila Belmiro por 3 a 1 e empatou no Pacaembu por 1 a 1. Lutou muito, mas era frágil.

2010: Show no campeonato, sufoco na final



Após uma uma campanha quase perfeita durante todo o paulista de 2010, o time sofreu e muito para confirmar o título de 2010. Contra o Santo André, a equipe teve dois jogos tensos e só não perdeu o título por sorte e incompetência do Santo André.

No segundo jogo, com 3 jogadores expulsos, a equipe de Santos André precisava de apenas um gol nos quarenta e cinco minutos finais do segundo jogo, que só não aconteceu após Arouca salvar em cima da linha e uma bola de Rodriguinho, atacante do Santo André, beijar a trave nos minutos finais de jogo.
O Santos venceu o primeiro por 3 a 2 e perdeu o segundo pelo mesmo resultado. Como tinha melhor campanha na primeira fase, venceu pelo resultado igual.

2011: Revanche e vitória sobre o Corinthians



Em 2011, sob o comando de Neymar, o time que seria campeão posteriormente da Libertadores fez dois bons jogos e poderia ter vencido com até mais tranquilidade se não tivesse perdido tantos gols.

No Pacaembu, o jogo terminou em um empate sem gols e na Vila Belmiro, vitória santista por 2 a 1, com gols de  Arouca e Neymar, após um frangaço do goleiro Julio Cesar.

2012: Santos vence Guarani sem dificuldades



Após ter eliminado o São Paulo pelo terceiro ano consecutivo na semifinal, o Santos chegou como super favorito contra o Guarani. O time, tendo uma base de já 3 anos e meio, acabou vencendo o primeiro jogo por 3 a 0 e o segundo por 4 a 2. Um baile!!!

Essa foi a única final com um placar agregado tranquilo nos últimos anos.

2013: Após um momentos irregulares, Santos não resiste ao Corinthians

Em cinco anos, era a terceira final entre Santos e Corinthians. O alvinegro da capital ainda comemorava o Mundial de Clubes e 4 dias antes havia sido assaltado na Libertadores que buscava o bicampeonato. O Santos, após se classificar nos pênaltis contra o Palmeiras e Mogi Mirim, fez um primeiro jogo fraquíssimo e perdeu até de pouco: 2 a 1..

No segundo jogo, o time começou bem e até fez um belo gol com Cícero. Mas logo em seguida sofreu um empate e com mais de 60 minutos para fazer pelo menos um gol, nada criou. Seria o último campeonato completo de Neymar pelo Santos.

2014: Recomeço com a nova safra

De 2010 a 2013, a espinha dorsal do Santos foi Neymar. Isso foi ótimo, por decidir jogos, conquistar títulos e receitas, mas no final acabou sendo ruim pelo fato da equipe depender muito do craque, gerando uma queda técnica extrema quando estava fora. E isso tinha uma grande parcela de culpa do técnico que ganhava 700 mil mensais.

O jogador saiu e no brasileiro tivemos novos valores como Neilton, Allyson e Giva entrando no time. A 8º colocação foi até uma surpresa após a goleada humilhante sofrida no Camp Nou para o Barcelona.

Em 2014, com um treinador que procura valorizar ainda mais as pratas da casa, essa primeira final pode representar o começo de mais um caminhão de títulos no próximos anos. Mesmo com erros gritantes como pagar 40 milhões num centroavante caneleiro, o Santos se reinventou e joga muito mais bola do que quando tinha um supercraque num passado recente.

Perdemos o primeiro jogo para o Ituano. Um tropeço no domingo e o vice podem vir.. Mas pelo histórico de garotos vindos da base, acreditar nem é preciso, e sim, uma obrigação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário